quarta-feira, junho 06, 2007

I JORNADAS AMBIENTAIS RITUS balanço final

Decorreram no passado dia 9 de Junho no pólo de Milheirós de Poiares da Biblioteca Municipal as I Jornadas Ambientais Ritus que contaram com a participação da Dra. Sónia Vieira do GEA – Grupo de Estudos Ambientais - (ESB/ UCP – Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto), da facilitadora do Ecoclube de Mindelo, de uma representante do Ecoclube da Poupa (Ovar) e ainda de um representante da associação Ribeira da Lage de Fornos (Santa Maria da Feira).
O evento que decorreu num clima muito informal e de partilha de experiências entre todos os presentes, contribuiu nomeadamente para divulgar a rede internacional de ecoclubes e a metodologia do Projecto Rios bem como para apresentar o DVD elaborado pelos membros da Ribeira da Lage acerca dos problemas ambientais que afectam a ribeira com o mesmo nome.
O encerramento da actividade decorreu no Parque do Outeiro com um pic nic. O balanço da actividade é positivo e serve de ponto de partida para a reflexão indispensável sobre os diferentes problemas ambientais que afectam a freguesia em particular e o concelho em geral. Uma vez mais é notório o deficit de participação da população sobretudo dos jovens neste tipo de iniciativas pelo que o esforço de mobilização das pessoas afigura-se árduo. Importa contudo não desistir de proporcionar momentos de debate, de informação e formação que possam de alguma forma envolver os cidadãos nestas e noutras questões que lhes dizem respeito. A Ritus conta com a colaboração dos seus sócios nesta tarefa.

Saudações Ambientais

Daniel Henriques



NOTA FINAL DA DIRECÇÃO:
A direcção da RITUS agradece o empenho do seu associado- Daniel Henriques, na concretização desta iniciativa.

1 comentários:

tá falando brasileiro, né?