sexta-feira, outubro 26, 2007

Balanço Final de Mandato

Chega agora ao fim um mandato atribulado de dois anos, e no qual desenvolvemos diversas actividades, com a preocupação constante de trabalhar para diversos públicos. As iniciativas realizadas, comprovam que assim foi: Transmissão em écran gigante dos Jogos de Portugal no Mundial 2006- no Cine Teatro; Baile de Carnaval RITUS; Arte Urbana- espectáculo de dança e música: hip-hop, break dance, beatbox e graffitti; o ciclo temático de homenagem a José Afonso maio maduro maio... só para citar alguns.
Mas não nos ficamos por aqui: desenvolvemos uma política de comunicação para a associação, como penso não existir até à data da nossa entrada- a criação do “infoRITUS” um serviço on line de noticias enviada para perto de 70 contactos, e que continua a crescer, o blogue da associação- com actualização regular, o hi5 da RITUS, que nos permitiu alargar publicitação ao meio mais juvenil...
Por diversas vezes, e na senda da abertura da RITUS à comunidade local onde está inserida e com os seus associados, foi pedida a participação/colaboração em eventos como a Viagem Medieval, na apresentação de propostas para o Plano de Actividades 2007, na contribuição para a elaboração de “A Folha” com comentários e sugestões, e cuja remodelação, permitiu, a nosso ver, melhorar o boletim, tornando-o uma imagem de marca da associação. Os sócios puderam ainda beneficiar, numa campanha arrojada e inédita, de vantagens ao inscrever novos associados.
O ambiente surgiu também como prioridade: a associação também é de defesa do meio ambiente, mas também pela primeira vez, marcamos isso como um facto a que demos relevo: criamos o “Mês do Ambiente RITUS”, onde se inseriram as I Jornadas Ambientais, e um Passeio de BTT. Promovemos uma campanha de recolha de pilhas usadas, e tentamos passar a mensagem da importância dos 3 R´S: Reduzir, Reciclar, Reutilizar. As actividades realizadas pela direcção, tiveram sempre a separação de resíduos em conta.
Arriscamos trilhar por caminhos pouco desbravados, e que seriam sempre à partida um risco: participamos duas vezes consecutivas na Viagem Medieval; realizamos uma Feira do Livro, com programação diária; (re)lembramos a vida e a obra de um dos mais importantes músicos portugueses, com um ciclo temático de três actividades: tertúlia, exposição e concerto musical; comemoramos o 25 de abril, como há muito não se assinalava na freguesia, com a exibição de “Capitães de Abril”; criamos as Olimpíadas Juvenis/Jogos Ritus, e conseguimos envolver nesta actividade muitas crianças e jovens que praticaram diversos desportos; estamos a criar agora, dois projectos de animação de Rua Ritus...
Mas nem tudo foi perfeito (aliás, nem poderia ser): Faltou mais adesão, mais público, mais empenhamento. Mas sempre foi um ponto de partida...

Conclusões Finais:
- 2007 fica marcado como o maior plano de actividades até à data realizado, com uma “taxa de execução” (se assim podermos chamar), na ordem dos 99%. Ficou apenas por realizar o Torneio de Futsal Sénior. Já em 2006, apenas a Exposição, no final do ano, tinha ficado por realizar.
- conseguimos encerrar o nosso mandato com um saldo financeiro extremamente positivo, muito maior do que o que nos fora deixado, tendo um plano de actividades que se assegurou auto-sustentável.

Vitórias? São da associação- não nossas. Apenas pretendemos contribuir para elevar o nome da RITUS, os que pensavam que nos atingiam a nós, estavam a atingir a RITUS, foi pena não terem visto isso. Mesmo assim, e como é óbvio, também nem tudo foi um mar de rosas...errei muitas vezes, assumi os meus erros, peço desculpa pela inexperiência. Agradeço a quem nos ajudou (afinal, “...a gente na vida, para tudo, precisa de todos”- Luis de Sttau Monteiro), a quem acreditou em nós, e desejo as maiores felicidades a quem continuar a liderar, e a renovar a RITUS.

Quanto à sondagem, que decidimos fazer no blogue, e tendo em conta os votantes que esperavam mais da direcção, sinceramente não percebo. Mas existem sempre coisas na vida que acabamos por nunca entender bem... Mas uma coisa é certa: factos são factos-muita gente os pode contestar, mas ninguém os pode desmentir.
E quer queiram ou não, há trabalho feito.

Vítor Aniceto Santos
Presidente da Direcção da RITUS