14º Festival de Teatro Ritus 2014


Chegou mais um Festival de Teatro Ritus!

O festival decorrerá nos dias 8, 22 e 29 de Novembro e 6 e 13 de Dezembro.


A Ritus orgulha-se de apresentar o seu 14º Festival de Teatro Ritus. Para o bem e para o mal já está enraizado na nossa comunidade a realização deste certame que conta sempre com fantásticas prestações de grupos de teatro, essencialmente amadores, que abrilhantam cada uma das edições.

Este ano, o programa está recheado de espectáculos. São 5 peças teatrais de vários formatos que prometem trazer até Milheirós de Poiares a cultural teatral ao seu mais alto nível. Para ser perfeito, só falta a participação em massa de todos os que se dizem amantes do Teatro.


Nesta edição, a particularidade de, pela primeira vez, uma peça será apresentada num espaço alternativo, um restaurante. O principal objectivo deste festival, é captar novos publicos para o teatro. A programação deste ano, é essencialmente direccionada para a comédia, muito marcada pela critica social de Pinter, ou a comédia de costumes de Shakespeare.

Aqui está o programa completo:

08 – Nov, 21.30 h.
Restaurante Panorama / Milheirós de Poiares

“A Comemoração” de Harold Pinter por Marabunta Teatro - Porto (M/16)

Três casais, duas mesas de restaurante, um anfitrião, uma maitresse, um empregado, e um retrato mordaz de uma sociedade enfartada que se engasga nos seus próprios excessos de materialismo, interesses e poder.  Harold Pinter escreve Comemoração à entrada do novo milénio, em tom de advertência às vidas cada vez mais vazias e desprovidas de interesse, cultura e valores. Jogos e batalhas de palavras carregadas de humor negro e sátira perversa expõem a mediocridade de um mundo cada vez mais movido a dinheiro e leviandade. De forma sinistra, Comemoração reflecte sobre amor e ódio, e lança-se no mistério da vida e da morte.

22 – Nov, 21.30 h.
Centro Cultural de Milheirós de Poiares
 

“As Preciosas Ridículas” de Molière por Grupo Teatro do CiRAC - Paços de Brandão.
As Preciosas Ridículas, primeiro grande texto de Molière, considerado pela crítica como o momento em que ele deixou a farsa pela comédia. Paris era o reino do esnobismo intelectual, em vez de se dizer água, dizia- se elemento químico. Em 1659, Molière satiriza esse comportamento com a peça "As Preciosas Ridículas", seu primeiro grande sucesso. Para dizer vou pensar, Molière diz "Pescarei no lago da memória com o fio dos meus pensamentos". Ridicularizando as “précieuses” (o termo preciosas caracteriza, segundo Molière, mulheres preocupadas excessivamente com a aparência e com o vocabulário fino dos salões sofisticados), Molière inventou a história de duas moças burguesas, que, imitando as frequentadoras dos salons, socialmente superiores, chamam-se a si mesmas de Polixene e Aminte, e esperam os mais rebuscados requintes do linguajar e galanteria de quem quer que pretenda conquistá-las. Por isso os seus pretendentes a namorados decidem aplicar-lhes uma lição, vestindo os seus criados Mascarille e Jodelet como nobres e mandando-os cortejar as senhoritas. No devido tempo, chegam os pretendentes originais, desmascaram os servos e exultam com o resultado.  A peça foi escrita em 1658 e ridiculariza as mulheres que valorizam somente a aparência e regras de etiqueta, é uma peça incontornável para apreciar e compreender a ascensão histórica da burguesia.

29 – Nov, 21.30 h.
Centro Cultural de Milheirós de Poiares

“Remédio Santo” por TEAGUS - Gulpilhares

O Ideário Juvenil está repleto de aventuras mirabolantes de reis, príncipes, princesas…etc. Entretanto, os tempos mudaram (para o melhor e para o pior) e o que se espera da monarquia é que desça do seu pedestal de privilégios e se esforce por demonstrar a sua utilidade junto da Sociedade em geral e do Povo em particular. Fantasia, sim…Mas devagar!

06 – Dez, 21.30 h.
Centro Cultural de Milheirós de Poiares
 

“Adúlteros” baseado na obra de Harold Pinter “O Amante” por Teatro Imaginado Ritus
Como em quase todos os textos do Nobel britânico Harold Pinter, o início da peça transporta o espectador para uma situação pretensamente prosaica. Pela manhã, numa elegante casa dos subúrbios, um casal despede-se. Sorridente, a mulher deseja ao marido um bom dia de trabalho. Antes, porém, diz-lhe que passará a tarde com o seu amante. O tom é cortês, amigável, corriqueiro. Como se estivessem a falar do tempo. Como se o drama de Pinter não fosse mais que uma comédia de costumes. Sarah e Richard são casados há 10 anos, porém, ainda preferem manter uma imagem irreal e um clima de disputa. Eles acreditam que mantêm a vitalidade da relação e a renovação do prazer e afastam a rotina e o tédio do dia a dia.

13 – Dez, 21.30 h.
Centro Cultural de Milheirós de Poiares

“Sonho de Uma Noite” baseado na obra de Shakespeare “Sonho de Uma Noite de Verão” por Ilha da Fantasia Ritus

Um grupo de técnicos chega a um palco para preparar o cenário do espectáculo que está prestes a estrear. No meio da confusão instalada no palco, encontram o texto da peça que está a ser encenada, e decidem eles mesmos serem actores. Tudo pode acontecer a partir desse momento, e a imaginação poderá não ter limites. Como disse Augusto Boal, «todo o Homem é ator, até o próprio ator».

APARECE!

0 comentários: