terça-feira, novembro 05, 2013

13º Festival de Teatro Ritus 2013

Está aí o XIII Festival de Teatro Ritus!

 

O festival decorrerá nos dias 9, 16 e 23 de Novembro de 2013.
 
Como é do conhecimento da comunidade milheiroense, o habitual palco do evento, o Cine-Teatro S. Miguel, encontra-se em obras de remodelação. Por isso, a Ritus teve que aumentar ainda mais a sua  capacidade organizativa e criativa para encontrar uma solução que garantisse a sua realização.

Este ano, o festival decorrerá na vizinha Vila de Cesar, concelho de Oliveira de Azeméis. Em parceria com a associação Villa Cesari, a Ritus irá trazer até nós 3 espetáculos do drama à comédia, que prometem divertir todos os que se queiram associar e que apreciam verdadeiramente o teatro. Os espectáculos decorrerão no auditório do Centro Paroquial da Casa do Cruzeiro em Cesar. 

O programa completo: 

Dia 9 – 21.30 h.
O Avarento de Molière, pelo T.A.R.R.A. (Teatro Amador Rancho Regional Argoncilhe)


Sinopse
Harpagão tem tudo planeado.
Casa com Mariana, uma vizinha. Dá ao seu filho Júlio, uma certa viuvinha e a Anselmo, varão maduro, rico e abastado, a sua filha Luísinha.
Para conseguir o seu intento e pedir Mariana em casamento, em troca de uma bagatela para pagamento, contrata os serviços de Guiomar dos Anjos, mestra em seduzir marmanjos.
Entretanto, alguém foge, foge ou está perdido, alguém roubou um tesouro, que estava escondido, e que Harpagão guardava, no quintal enterrado.
Quem foi? Quem terá sido, capaz de cometer este crime horrendo, atroz, que jamais foi cometido?
Júlio que, para fugir com Mariana, pediu dinheiro emprestado.
Tomásia, a sua fiel aliada.
Claudina, a ladra da tangerina, criada malcriada que queria uma ceia abastada.
Ou Duarte, o fiel criado, para fugir com Luísa, a sua amada.


Dia 16 – 21.30 h.
3+3=33, pelo Teatro Imaginado – Ritus

Sinopse
"3+3=33" é um projecto de comédia de improviso criado pelo grupo Teatro Imaginado da Ritus.
É centrado no trabalho de palco de 3 actores com a mania. São bonitos e bem parecidos.
Têm tanta mania que já desistiram do guião original e o que vão ver foi adulterado oitocentas vezes, tantas quantos os ensaios.
E sem qualquer tipo de recurso a bruxarias ou premeditações quase tudo é criado em tempo real, de uma forma completamente original.
Haverá também espaço para sugestões do público tornando assim cada espectáculo num momento único e interactivo.


Dia 23 – 21.30 h.
Duelo de Bernardo Santareno, pelo Teatro Amador Susanense (Valongo)

Sinopse
Esta peça, que alguns estudiosos classificam como "uma tragédia", passa-se na lezíria do Tejo, no lado de lá da ponte, para as bandas de Almeirim, e tem como pano de fundo o Santíssimo Milagre de Santarém.
"O Duelo" trava-se entre os trabalhadores dos campos e os senhores da lezíria. A síntese dessa luta está expressa, logo no 1º acto, quando a mãe Rosária, num grito abafado, diz ao filho Ângelo, "Eles são os senhores, filho, e a gente os servos, eles podem tudo e a gente nada".
A tragédia acaba por cair sobre o par amoroso desta peça: Ângelo e Manuela, ele campino e ela a filha dum dos senhores da lezíria, cuja paixão impossível, lembra a história de Romeu e Julieta.
Esta obra de Bernardo Santareno ultrapassa o regionalismo, para falar das contradições e sentimentos do homem universal, seu e nosso contemporâneo.


O preço dos bilhetes 2€ (público geral), 1€ sócios da Ritus e Villa Cesari. Entrada grátis até aos 12 anos. 

APARECE!

0 comentários: